Site IEducare



Universidade Anhanguera – Uniderp

A Universidade Anhanguera – Uniderp, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, tem como missão precípua integrar científica, técnica e filosoficamente esforços institucionais públicos e/ou privados para o desenvolvimento regional sustentável. Assim, sem deixar de atender ao conjunto das áreas de conhecimentos universais, ocupa-se, em particular, de temáticas brasileiras regionais, quais sejam: Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Administrativos, Ecoturismo, Integração Regional, Programas de Desenvolvimento e Implantação de Serviços, Programas de Saneamento e Saúde Pública, Programas de Educação, incluindo Educação à Distância, Programas de Informatização, dentre outros.


De acordo como seu Estatuto, a Universidade Anhanguera-Uniderp tem por finalidade:

promover a formação integral do homem, de acordo com os princípios de liberdade e responsabilidade;
promover, por meio de suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, o desenvolvimento harmônico e integrado das comunidades local e regional, com vistas ao bem-estar social, econômico, político e espiritual;
ministrar o ensino superior em todos os campos do conhecimento humano;
promover a pesquisa científica e o desenvolvimento cultural;
estender à sociedade serviços indissociáveis às atividades de ensino e de pesquisa;
promover a assimilação dos valores culturais, desenvolver o espírito crítico e difundir os conhecimentos por todos os meios ao alcance da Universidade;
participar do esforço de desenvolvimento do País, articulando-se com os poderes públicos e com a sociedade, para estudo de problemas nacionais e regionais;
participar da solução de problemas da comunidade por meio de iniciativas culturais, assistência técnica e prestação de serviços, à medida que atenda ao ensino e à pesquisa;
promover eventos de caráter cultural que objetivem a integração Comunidade- Universidade;
constituir uma Instituição aberta à comunidade, livre e democrática, e um Centro de preservação do saber, da cultura e da história do Homem;
desenvolver atividades no campo das Ciências Ambientais, em especial promover a defesa econômica e ecológica da região do Pantanal sul-mato-grossense.

Diretrizes e Atividades de Ensino

A fim de imprimir um direcionamento claro, objetivo e consequente para a sua política de ensino, a Universidade Anhanguera-Uniderp estabeleceu um conjunto de diretrizes e atividades que constituem o arcabouço pedagógico para os seus programas de ensino de graduação e de pós-graduação. Deve-se ressaltar aqui, que este conjunto de medidas passa por permanente avaliação, sendo, sempre que considerado necessário, modificado e/ou adaptado para melhor responder aos compromissos institucionais, relativamente aos constantes esforços de aprimoramento e melhoria de qualificação e de formação profissional.


Aspectos Históricos

O Centro de Ensino Superior de Campo Grande (CESUP) foi criado em 1974, constituindo-se no produto da evolução de um conjunto de instituições educacionais tradicionais e da iniciativa de educadores idealistas do Estado, com o objetivo de integrar experiências, ideais e patrimônios, para atender às aspirações e às necessidades da população do Estado de Mato Grosso do Sul.

O CESUP, desde então, teve significativo avanço no desenvolvimento de seu projeto educacional, criando, em 1974, o Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, realizando pesquisas e desencadeando projetos de extensão.

Ao lado disso, ampliou a sua atualização além dos limites onde está instalada a sua sede, criando, em 1989, uma unidade em Rio Verde de Mato Grosso (MS), para atender à demanda de ensino superior daquela região e sua área de influência.

Como consequência de seu próprio desenvolvimento, em 1990, o CESUP solicitou ao então Conselho Federal de Educação, autorização para a transformação do Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos em Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).

Tal solicitação mereceu aprovação da Carta-consulta pelo Parecer nº 43/91 - CFE, de 20 de dezembro de 1991, e do Projeto de Universidade, pelo Parecer nº 126/92 - CFE, homologado pelo Ministério da Educação em 2 de julho de 1992. O reconhecimento da instituição pelo atual Conselho Nacional de Educação deu-se pelo Parecer nº 153/96, de 2 de dezembro de 1996, homologado por Decreto Presidencial de 18 de dezembro de 1996.

Em 2008, com a publicação da Portaria SESu nº 879 em 18 de novembro de 2008, a Uniderp passou a denominar-se Universidade Anhanguera-Uniderp. Além disso, passou a ter a Anhanguera Educacional S.A. como sua entidade mantenedora, por meio da Portaria SESu nº 1.620/09, publicada no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2009.

Website: http://ww2.uniderp.br/uniderp/

Institucional

Atendimento ao Aluno

Redes Sociais